'Medicane': entenda a tempestade com características de furacão que atingiu a Líbia e deixou milhares de vítimas
- Categoria: Geral
- Publicação: 13/09/2023 13:16
- Autor: G1

"À medida que o planeta se aquece, a expectativa é de que vejamos mais eventos de chuvas extremas, o que levará a inundações mais graves, pois o ar mais quente retém mais umidade", alertou a OMM em comunicado.
Características do medicane
De acordo com a OMM, o medicane é um fenômeno meteorológico híbrido que exibe algumas características de um ciclone tropical e outras de uma tempestade de latitudes médias.
"Historicamente, a atividade desse tipo de tempestade atinge o pico entre setembro e janeiro", afirma a OMM.
Com atuação similar à de um ciclone extratropical, ele leva esse nome porque ocorre sobre o Mediterrâneo e, visto a partir dos satélites, exibe uma formação de nuvens que se parecem com as de um "olho" de furacão.
O termo foi criado na década de 1980, quando satélites captaram imagens de padrões de nuvens que lembravam um furacão, com o formato de uma espiral, com um centro sem nuvens (o olho do furacão), ao redor do qual havia nuvens e chuva.
Por ocorrer sobre o Mar Mediterrâneo, o nome surgiu da mistura entre as palavras "Mediterrâneo e "furacão" em inglês (hurricane).
Ao contrário do que parece, o principal perigo desse tipo de ciclone não são os ventos, mas sim as chuvas torrenciais que ele provoca, o que explica as inundações.
Leia Mais




